Rotomix Brasil - Logotipo

ANO NOVO: Momento onde muitos pensam naquela reforma da CASA

A busca do CONFORTO faz com que muitas FAMÍLIAS optem por reformas em seus LARES na VIRADA do ANO – PINTAR a CASA é uma delas.

A transição de ano gera muita expectativa e amplia o desejo de mudança em muitos cidadãos, geralmente a partir da rotina familiar. Nesse contexto, é comum neste período do ano as reformas de imóveis com o objetivo de obter mais conforto no convívio domiciliar. Desde dezembro, muitos chefes de família vêm aproveitando o décimo terceiro salário para providenciar pequenas obras e reformas em seus imóveis, frequentemente ações que envolvem serviços de pintura e reparos em paredes, pisos e encanamento.
É comum ver moradores assumindo suas obras, uma vez que optam em economizar, evitando contratar profissionais específicos. Uma das reformas mais praticadas é a pintura da fachada e interior de imóveis. Porém, poucos sabem que, apesar de ser uma maneira de mudar por completo a cara do ambiente, pintar as paredes é um trabalho que exige dedicação, tempo e paciência visando o resultado final eficiente.
Segundo a arquiteta Lígia Franco, para uma pintura eficiente, é preciso respeitar condições de ambiente e proteger o piso. “Jamais utilize plástico. Nele, a tinta não seca caso respingue e se você pisar acidentalmente, vai acabar sujando por onde andar depois. Prefira utilizar o plástico apenas para forrar móveis pesados que não puderam ser retirados do ambiente”, explica. No chão, a dica é usar papelão ondulado, que é barato e absorve a tinta que cai, secando de forma mais rápida. Para os rodapés e espelhos de luz, a tradicional fita crepe serve. Em casos de pinturas próximas ou em portas, a recomendação da arquiteta é ficar atento às dobradiças e aplicar algumas gotas de vaselina para que a oleosidade do produto não permita que a tinta grude no metal.
A preparação da parede deve começar com a retirada do excesso de tinta velha, cobertura de buracos de pregos e parafusos, além da retirada da poeira. Existe no mercado uma lixa para cada tipo de superfície, seja parede de cimento ou gesso. Em seguida, é recomendada a aplicação do selador, que servirá de ferramenta para selar a superfície, fazendo com que toda área receba tinta de forma igualitária, e, em seguida, a massa corrida, observando as demãos e tempo de secagem orientada pelo fabricante.
Essa ordem irá compactar a superfície e garantirá uniformidade para a pintura. Quanto às tintas, existem hoje no mercado diversos tipos: a tinta acrílica normalmente é utilizada em paredes internas, externas e em fachadas. A tinta PVA é mais apropriada para pintura de forro, assim como as que possuem tecnologia antibactérias e contra mofo. Há também as laváveis, ideais para quem tem crianças em casa”, argumenta Lígia Franco, ressaltando que para cada tinta, há variados acabamentos: o fosco (tinta sem brilho), o acetinado (semibrilho), e o brilhante. “Se a intenção é disfarçar deformidades, vale optar pelo acabamento fosco ou até mesmo pelo uso de texturas acrílicas”, diz.
PINTURA
De posse da tinta na cor e quantidade escolhida conforme a área a ser coberta, a dica é verificar se as latas são do mesmo lote, verificando as informações impressas pelo fabricante na lata. “Tintas de lotes diferentes podem ter alguma diferença no tom da cor. Se for o caso, prepare um recipiente maior e misture nele as latas para igualar em uma tonalidade só”, adverte a arquiteta, caso as tintas sejam do mesmo fabricante. É imprescindível seguir rigorosamente as informações indicadas na embalagem, como complementos necessários, diluentes recomendados, entre outras. Uma vez realizado esse serviço, teste pequenas pinceladas em algum trecho da parede para ter certeza que atingiu a tonalidade desejada.
O passo seguinte é a aplicação da tinta na parede e, para isso, utiliza-se rolos ou pincéis, vendidos conforme dimensões e tipo de tintas a serem aplicadas. A pintura da parede deve formar a letra ‘w’, iniciando de cima para baixo, completando toda a área da parede. Os cantos e acabamentos devem ser pintados previamente. “Pinte os cantos com um pincel menor para que não haja falhas, em seguida, antes mesmo de a tinta secar, utilize o rolo para pintar o restante da parede. Partes altas devem ter extensores, como cabos de vassouras, acoplados aos rolos e o uso de escada. Depois, com a segunda demão, as diferenças entre as partes que foram pintadas com pincel menor e o centro que foi pintado com rolo serão neutralizadas”, afirma a arquiteta.
A quantidade de demãos varia conforme a textura e tom das tintas. Em média, o tempo de secagem entre uma demão e outra é de duas horas, variando conforme condições climáticas. Em dias úmidos, o tempo de secagem aumenta. Geralmente em locais como área de serviço, banheiros e cozinha, é comum encontrar trechos de umidade interna na parede, fato que pode ter origem em infiltrações pelo encanamento. “Em situações de rebocos ou mofos, entre outros, em que o serviço exige mais cuidados devido à utilização de outros materiais específicos, é recomendável que se peça auxílio de profissionais especializados. Manchas estranhas, por exemplo, podem ter origens em infiltrações. Nesse caso, é preciso investigar mais a fundo a origem do problema”, finaliza a arquiteta. Essa notícia vem do Portal “A Voz da Cidade”.
A RotoMixBrasil, além da excelência na prestação de serviços, da equipe de profissionais e equipamentos de primeiríssima linha e do atendimento a seus clientes de forma ágil, eficaz e extremamente satisfatória desde a concepção do produto, passando pela confecção do molde e culminando na produção da peça no maior padrão de qualidade que se pode ter, pensa também na sua segurança e na sua informação, trazendo sempre as últimas notícias do meio!

Posts relacionados

Tendências na construção e reforma civil

A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.

Construção civil e conscientização: saiba porque elas devem andar lado a lado.

Um trecho do Córrego Bom Retiro está sendo usado como descarte de lixo e entulhos de construção civil, o que ocasionou uma erosão no local. Este lamentável incidente não acontece apenas em Jaú, mas em muitas cidades que não dão a devida atenção ao descarte correto dos dejetos. Saiba porque Construção civil e conscientização devem andar lado a lado.

Porque investir em produtos de Polietileno?

Em um ano em que a palavra crise aparece em todos os noticiários, o receio de investir ronda a vida de todos os brasileiros. A economia do país realmente não está em seus melhores dias, porém não é saudável deixar os projetos de lado e a saída é poupar cada centavo para conseguir tirá-los do papel. Saiba como economizar utilizando produtos de Polietileno.

Infinitas Soluções em Rotomoldagem para a sua Empresa