Durante palestra no seminário “Como Aumentar a Produtividade nos Canteiros de Obras – Boas Práticas, Gestão da Produção e Controle da Produtividade em Obras de Construção Civil”, realizada com apoio do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do sindicato, avaliou que a produção do setor de construção civil dobrou, mas a produtividade, não.
Batlouni afirma que é preciso aumentar a produtividade real nos canteiros de obra a um ritmo de pelo menos 4% ao ano para manter as empresas competitivas, ou até mais, considerando que os países que já estão à nossa frente estão conseguindo essa aceleração.
Luiz Henrique Ceotto, diretor da Tishman Speyer e membro do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, criticou a mentalidade das empresas e apontou a industrialização e melhorias de gestão como as ferramentas para melhorar o patamar da construção brasileira.
Para André Glogowsky, membro do CTQ e presidente do Conselho da Hochtief, investir em capacitação envolve uma mudança de mentalidade, e isso demanda tempo e dedicação. Ele acredita que, para avançarmos, precisamos mudar como setor, como empresa. O resultado desse engajamento, segundo ele, não é imediato, mas com o passar dos anos salta aos olhos.
A qualidade dos equipamentos e ferramentas utilizados também exerce influência direta sobre o aproveitamento do tempo e sobre a produtividade da equipe em qualquer obra, além de também estar envolvida com a segurança da mesma.
Quer aumentar a produtividade na sua obra? Adquira os DUTOS DE ENTULHO RotomixBrasil. Conheça aqui os demais produtos da empresa.
Fonte: SindusCon-SP
www.sindusconsp.com.br
Tendências na construção e reforma civil
A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.