Rotomix Brasil - Logotipo

O desenvolvimento da Rotomoldagem e suas vantagens para o mercado

Graças a suas vantagens, tanto com relação ao processo de transformação de termoplásticos quanto aos benefícios que proporciona aos produtos, a Rotomoldagem se torna cada vez mais conhecida e requisitada no mercado. Mas você sabe sobre a sua história e sobre como ela alcançou este patamar?
Desenvolvida com mais ênfase por volta de 1940, a Rotomoldagem (ou Moldagem Rotacional), como toda novidade, encontrou certa resistência para ser adotada. O processo era considerado lento e limitado em virtude do número restrito de materiais que podiam ser utilizados para serem transformados.
A história, porém, mudou com as adequações e otimizações feitas no controle do processo e com o desenvolvimento de novas resinas. A partir daí a Rotomoldagem passou a ser aplicada em larga escala, utilizando principalmente o Polietileno como material rotomoldável.
As razões para isto devem-se às qualidades deste polímero que além de possuir baixo custo ainda apresenta excelente estabilidade térmica, alta resistência a longos períodos de processamento e boa resistência a impactos (mesmo a baixa temperatura).
Dentro do segmento de transformação de plásticos, hoje a indústria da Rotomoldagem é uma das que mais crescem no Brasil e no mundo.
Entre as vantagens deste processo podemos destacar que ele:
Processo de Rotomoldagem
– Permite produzir peças totalmente fechadas ou com aberturas em um único ciclo, sem emendas e tensões;
– Permite produzir desde peças pequenas e intrincadas até peças grandes e complexas (mais difíceis de serem obtidas por outros processos);
– Garante a uniformidade nas superfícies das peças;
– Possibilita aplicar a elas um design mais complexo, aliando grande variedade de texturas, acabamentos e cores;
– Os moldes da Rotomoldagem apresentam menor custo do que aqueles utilizados em outros processos de moldagem;
– Oferece maior economia aos projetos, os quais podem envolver desde pequenos a grandes lotes.
Nos próximos posts veremos a Rotomoldagem a partir dos conceitos das “Estações” de cada um de seus 4 processos (Estação de Carga, Estação de Aquecimento, Estação de Esfriamento e Estação de Desmoldagem).

Acompanhe e fique por dentro!

Posts relacionados

Tendências na construção e reforma civil

A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.

Construção civil e conscientização: saiba porque elas devem andar lado a lado.

Um trecho do Córrego Bom Retiro está sendo usado como descarte de lixo e entulhos de construção civil, o que ocasionou uma erosão no local. Este lamentável incidente não acontece apenas em Jaú, mas em muitas cidades que não dão a devida atenção ao descarte correto dos dejetos. Saiba porque Construção civil e conscientização devem andar lado a lado.

Porque investir em produtos de Polietileno?

Em um ano em que a palavra crise aparece em todos os noticiários, o receio de investir ronda a vida de todos os brasileiros. A economia do país realmente não está em seus melhores dias, porém não é saudável deixar os projetos de lado e a saída é poupar cada centavo para conseguir tirá-los do papel. Saiba como economizar utilizando produtos de Polietileno.

Infinitas Soluções em Rotomoldagem para a sua Empresa