Rotomix Brasil - Logotipo

Pesquisa revela que caiu o número de jovens trabalhadores na Construção Civil

construcao civil
Realizada pela Fundação Getulio Vargas em parceria com o Instituto Votorantim, a pesquisa Trabalho, Educação e Juventude na Construção Civil revelou que o setor não tem atraído os jovens para o tipo de trabalho oferecido, apresentando um panorama preocupante com relação a esta questão.
Segundo o estudo divulgado no dia 5 de abril, o setor, que já sente a carência de mão de obra, deverá sofrer ainda mais com a falta de profissionais nos próximos anos.
“O jovem tem optado por qualificações menos braçais e mais escolarizadas. Essa situação pode gerar no futuro, devido à expansão desse setor, um apagão de mão de obra ”- Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa mostrou que o número de trabalhadores de 15 a 29 anos de idade na Construção Civil caiu de 34,2%, em 1996, para 28%, em 2009. Já o tempo médio de educação dos mesmos subiu de 4,41 anos de estudo, em 1996, para 6,35 anos em 2009.
Baixos salários, condições precárias, falta de plano de carreira, instabilidade profissional e até mesmo a falta de “glamour foram apontadas por alguns especialistas como as razões pelo desinteresse do jovem pelo setor.
De acordo com Marcelo Neri, para atrair estes trabalhadores e evitar a escassez de mão de obra, será necessário aumentar os salários, garantir direitos trabalhistas e investir mais em qualificação.
Precisa qualificar mais o jovem. A Construção Civil é um dos três setores com menor qualificação profissional. É necessário alterar o modo de produção, com métodos menos braçais, mais rápidos, com mais tecnologia, até para a gente dar conta dos grandes desafios, como os eventos internacionais dos próximos anos”.
Diante deste cenário a qualidade dos equipamentos de construção também deve ser ressaltada como condição para tornar o setor melhor preparado e mais atraente aos trabalhadores, que precisam contar com maior segurança, praticidade e versatilidade na obra.
Tais características podem asseguradas pelos equipamentos de construção rotomoldados da Rotomix Brasil, soluções modernas que vêm ganhando espaço no mercado por suas diversas vantagens e capacidade de atender ao setor com o máximo de aproveitamento.
Para saber mais sobre os nossos Dutos de Entulho, Jericas e Carriolas, entre outras ferramentas, entre em contato conosco.
Os nossos produtos foram desenvolvidos visando a sua produtividade e segurança. Saiba mais!


Posts relacionados

Tendências na construção e reforma civil

A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.

Construção civil e conscientização: saiba porque elas devem andar lado a lado.

Um trecho do Córrego Bom Retiro está sendo usado como descarte de lixo e entulhos de construção civil, o que ocasionou uma erosão no local. Este lamentável incidente não acontece apenas em Jaú, mas em muitas cidades que não dão a devida atenção ao descarte correto dos dejetos. Saiba porque Construção civil e conscientização devem andar lado a lado.

Porque investir em produtos de Polietileno?

Em um ano em que a palavra crise aparece em todos os noticiários, o receio de investir ronda a vida de todos os brasileiros. A economia do país realmente não está em seus melhores dias, porém não é saudável deixar os projetos de lado e a saída é poupar cada centavo para conseguir tirá-los do papel. Saiba como economizar utilizando produtos de Polietileno.

Infinitas Soluções em Rotomoldagem para a sua Empresa