Rotomix Brasil - Logotipo

Processo de Resfriamento: entenda a terceira etapa do processo de Rotomoldagem

Nos posts anteriores, vimos as primeiras etapas da rotomoldagem, como a ‘Etapa de Alimentação de Moldes’ e o ‘Processo de Aquecimento’. Hoje, falaremos da 3ª etapa, o ‘Processo de Resfriamento’.
Após as duas etapas anteriores a resina ainda se encontra em estado liquído  e chega a Estação de Resfriamento com o intuito finalizar lentamente a solidificação da resina garantindo assim a qualidade da peça.

A peça chega da Estação de Aquecimento e passa por uma sequência de recursos:
– Temperatura ambiente
– Ar forçado
– Ar forçado com nebulização de água
– Ar forçado para secagem dos moldes

A redução da temperatura não pode ser nem muito lento (correndo o risco de crescer cristais em materiais semi cristalinos) e nem muito rápida (correndo o risco de afetar a estrutura e forma da peça). O tempo deve ser cuidadosamente calculado.
O tempo de duração dessa operação é proporcional à quantidade de energia térmica à ser removida. Ou seja, quanto mais quente a peça está, mais tempo ficará na estação de resfriamento, salvo alguns casos específicos principalmente com resinas com efeitos transparentes, onde o choque térmico é necessário.
Após resfriado e na temperatura ideal para o operador manusear a desmoldagem, a peça segue para a Estação de Desmoldagem, que é a 4ª etapa, que falaremos no próximo post!
Solicite uma visita de nossos consultores, estamos dispostos a tirar todas as suas dúvidas sobre o Processo de Rotomoldagem.

Posts relacionados

Tendências na construção e reforma civil

A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.

Construção civil e conscientização: saiba porque elas devem andar lado a lado.

Um trecho do Córrego Bom Retiro está sendo usado como descarte de lixo e entulhos de construção civil, o que ocasionou uma erosão no local. Este lamentável incidente não acontece apenas em Jaú, mas em muitas cidades que não dão a devida atenção ao descarte correto dos dejetos. Saiba porque Construção civil e conscientização devem andar lado a lado.

Porque investir em produtos de Polietileno?

Em um ano em que a palavra crise aparece em todos os noticiários, o receio de investir ronda a vida de todos os brasileiros. A economia do país realmente não está em seus melhores dias, porém não é saudável deixar os projetos de lado e a saída é poupar cada centavo para conseguir tirá-los do papel. Saiba como economizar utilizando produtos de Polietileno.

Infinitas Soluções em Rotomoldagem para a sua Empresa