Milhões de metros cúbicos de resíduos da construção civil são produzidos diariamente no Brasil. Esta sobra costuma ser vista como um problema, onde na verdade deveria ser vista uma solução.
O fim destinado a eles quase sempre são as ruas ou os aterros. Tratados como entulhos, estes resíduos poderiam se tornar produtos úteis para serem utilizados em outras obras. Atualmente no Brasil, apenas uma em cada cinco obras faz o descarte correto.
Segundo uma reportagem da Rede Globo, 84 milhões de metros cúbicos de resíduos são descartados todos os anos em nosso país, sendo que apenas 17 milhões deles são reutilizados. Mais do que a falta de tecnologia, o Brasil enfrenta um problema cultural que impede que isso seja resolvido da forma correta.
O material reciclado não poderia ser utilizado na estrutura de prédios, mas seriam perfeitos para casas, estradas, ruas ou pisos. Por enquanto, a reutilização destes resíduos da construção civil é feita por algumas construtoras ou por pequenas empresas especializadas nisso.
Ainda segundo levantamento da Rede Globo, empresas especializadas na reciclagem de entulhos conseguem faturar em média 25 mil reais por mês, fabricando, em média, 60 mil tijolos feitos com areia reciclada, que custa metade da nova.
Os dutos para entulho da Rotomix Brasil são produzidos em polietileno de alta resistência, que podem ser reutilizados várias vezes. Os condutores ou dutos para entulho são produzidos sob o processo de rotomoldagem e a construtora ainda pode escolher a cor do produto, de acordo com sua necessidade atual.
Entre em contato com a Rotomix clicando aqui e solicite um orçamento sem compromisso.
Fonte: globo.com
Tendências na construção e reforma civil
A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.