O Brasil é um dos países que mais descarta entulho da construção civil no mundo, algo que, na maioria das vezes, acaba não tendo um destino correto ou reutilização.
Diante desse problema, Gizelle Kersul Capaz, estudante de engenharia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Poços de Caldas-MG, desenvolveu um projeto de reutilização de rejeitos do quartzito utilizado na construção civil. Com o apoio de seu orientador de TCC, a aluna conseguiu nota máxima e de quebra, ganhou o 23º prêmio da Sociedade Mineira de Engenheiros e ainda faturou R$ 10.000,00.
O mais interessante é que Gizelle encontrou uma forma de tornar o projeto viável para uso no dia a dia, dedicando-se a estudar, durante nove meses, a reutilização do material em cidades do Sul de Minas.
Gizelle afirma que sempre se interessou pelo tema inicialmente, porque seu pai é consultor ambiental e sempre mostrou a ela a necessidade da reutilização de resíduos da construção civil. Foi assim que aprendeu que o quartzito poderia ser reutilizado na construção de casas populares, gerando maior economia no valor final das moradias.
Segundo o professor orientador da estudante, a reutilização do quartzito ajuda a diminuir o impacto ambiental, além de ser economicamente viável. O resíduo de minério da construção civil foi reutilizado para a produção de tijolos e telhas, que mantiveram a resistência e a porosidade comuns a ele.
Projetos como esse nos inspiram a continuar desenvolvendo ações sustentáveis, que ajudem o meio ambiente e tornem as moradias mais inteligentes e econômicas.
Fonte: g1.com.br/mg/sul-de-minas
Sustentabilidade e economia na construção civil
Um outro exemplo de material sustentável, que gera economia na construção civil são os condutores ou dutos de entulho. Eles são utilizados em construções verticais e ajudam no escoamento do entulho.
Além de auxiliarem na limpeza, são muito mais práticos que elevadores de carga e cremalheiras. E o melhor: podem ser utilizados várias vezes em mais do que uma obra.
Os dutos de entulho Rotomix Brasil são produzidos em polietileno de alta resistência, podendo ser reciclados após o descarte.
Entre em contato conosco clicando aqui e solicite um orçamento.
Tendências na construção e reforma civil
A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.