A sigla classe “A” sinalizada na lateral de caçambas de lixo indicam que ela só pode receber entulhos de construção civil, mas não é isso que se vê na maioria das cidades brasileiras. Empresas que prestam esse tipo de serviço encontram dificuldades para controlar o descarte do lixo e, principalmente, de convencer os locatários da forma correta de uso.
Caçambas “classe A” só podem ser utilizadas para o descarte de tijolos, cerâmica, terra, cimento e concreto e isso tem uma explicação: lixo comum, quando misturado aos resíduos da construção civil, impossibilitam seu reuso, o que faz com que os dois sejam descartados juntos, sem critérios, prejudicando assim o meio ambiente.
O ministério público tem ficado cada vez mas de olho nisso. De acordo com o promotor de Patos de Minas, José Carlos Oliveira, casos como esse receberão atenção especial a partir de agora. O promotor instaurou um inquérito civil público foi na cidade e o encaminhou para a Cia de Meio Ambiente da Policia Militar. O objetivo é responsabilizar os culpados pelos danos ao meio ambiente e conscientizar toda população.
Assuntos referentes à preservação do meio ambiente tem sido muito discutidos atualmente e não estão ligados apenas ao descarte de lixo, mas também a outros fatores que podem cooperar positivamente na preservação, se forem executados.
Nós, da Rotomix Brasil, estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e realizamos ações que ajudam a diminuir o impacto sobre ele, na fabricação de nossos produtos. Um exemplo disso é o duto de entulho (ou condutor de entulho), que é fabricado com polietileno virgem, que pode ser reciclado.
O uso do duto coopera para a remoção do entulho da contrução civil, dispensando o uso de cremalheiras, o que ainda ajuda, e muito, na economia da obra, uma vez que os dutos Rotomix Brasil podem ser reutilizados muito mais vezes.
Solicite um orçamento clicando aqui e fique por dentro de todos os produtos disponíveis em nossa linha de construção civil. Teremos o prazer em atendê-lo, seja qual for sua necessidade ou tamanho de obra.
Tendências na construção e reforma civil
A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.