A Prefeitura do município de Bauru, cidade localizada a 331 km. da capital paulista, encaminhou para o legislativo, no dia 04 de julho, um projeto de lei que visa minimizar os impactos no descarte de resíduos da construção civil. Atualmente, as caçambas utilizadas no descarte do entulho não diferenciam o tipo de redíduo que pode ser descartado, impedindo assim a reutilização dessa sobra, o que acaba impactando negativamente o solo onde há o descarte.
O projeto prevê que os resíduos sejam depositados em caçambas coloridas, sendo uma cor para cada tipo de entulho. O entulho da construção civil ficaria em caçambas amarelas, já outros tipos seriam descartados em caçambas verdes, azuis e brancas.
Além da mudança, é previsto também maior rigor na fiscalização com a contratação de novos profissionais, após a análise da demanda existente no município do interior paulista.
Se o projeto virar lei, haverá uma delimitação para o transporte das caçambas, como a obrigatoriedade de convênio com a SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As caçambas precisarão ficar em uma distância minima de 1,20 metros livre para o trânsito de pedestres, além de regras de interesse dos motoristas da cidade.
Este tema tem sido muito discutido atualmente, visto que o meio ambiente clama por cuidado e respeito de todos os cidadãos brasileiros. As futuras gerações necessitam desse cuidado para terem qualidade de vida e melhor aproveitamento dos recursos naturais existentes.
Atenta a isso, a Rotomix, há mais de 6 anos implantou no mercado o Duto Condutor para Entulho, equipamento de fácil instalação e reutilizável. O produto é usado em prédios verticais para a condução dos resíduos da construção civil, dispensando o uso de elevadores e cremalheiras.
A Rotomix Brasil possui uma linha de produtos da construção civil, fabricados em polietileno de alta resistência, podendo ser reciclados após o seu descarte.
Conheça nossos produtos clicando aqui ou solicite uma proposta comercial clicando aqui. 😉
Fonte: jcnet.com.br
Tendências na construção e reforma civil
A humanidade, de uma certeza forma, sente a necessidade de se manter conectada com a natureza e busca, mesmo que de forma inconsciente, executar seus projetos de maneira sustentável. Com as novas tecnologias e o aumento do consumo em várias áreas, o mercado de trabalho também tem aderido a esses novos conceitos de sustentabilidade e se adequando cada vez mais as novas realidades.